Linha Direta foi um programa da Rede Globo, exibido nas noites de quinta-feira entre 1999 e 2008. O programa dedicava-se a apresentar crimes que aconteceram pelo Brasil e cujos autores estariam foragidos da justiça. Era apresentado primeiramente pelo jornalista Marcelo Rezende, e com a saída deste da emissora, passou para o comando de Domingos Meirelles.
Uma primeira versão do programa já havia sido produzida em 1990, com a apresentação de Hélio Costa. Nesta versão, diferente da atual, eram reconstituídos crimes famosos, como o "Caso Pedrinho", com atores desconhecidos.

Linha Direta - Justiça: apresentação da história e do desfecho de crimes e tragédias históricas, como por exemplo:

Caso da Fera de Macabu;
O Crime da mala;
A Tragédia do Baldo;
O Caso Mengele;
Césio 137;
As cartas de Chico Xavier.

Linha Direta - Mistério: apresentação de casos que desafiam a compreensão e não foram encontradas explicações racionais:

A maldição do Edifício Joelma;
Operação Prato;