Você está em
  1. > Home
  2. > Listas
  3. > 2016 - Melhores Filmes da 1ª Metade do Ano.
Lista criada por Gus gusmax
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em avaliações em comum

2016 - Melhores Filmes da 1ª Metade do Ano.

Ano passado, ao escrever sobre os melhores e piores filmes de 2015 (link: https://filmow.com/listas/2015-os-melhores-filmes-do-ano-l66433/), apontei o fato de aquele ano ter sido bastante decepcionante para a produção cinematográfica, visto que o número de produções memoráveis havia sido bem abaixo do esperado. Pois este ano, apesar de somente 6 meses terem se passado (e não tantos filmes vistos como outrora), já se dispõe como uma porcaria ainda maior do que seu antecessor.
Escolhi aqui 10 bons filmes que compuseram o primeiro semestre de 2016. Mas antes dos habituais comentários, a soundtrack: https://www.youtube.com/watch?v=hJGSHMgbB0E

Que ano decepcionante está sendo 2016. Não só o número de filmes vistos está bem abaixo do que estou acostumado, como ainda não estou tendo tempo para atualizar o filmow de forma coerente. E para piorar, os filmes lançados comercialmente no Brasil no primeiro semestre deste ano, são em grande maioria esquecíveis.

Tudo bem, Quentin Tarantino lançou um filme (é ótimo). Mas, Os Oito Odiados está bem longe da qualidade inquestionável de suas outras obras. E olha que este é o melhor filme do ano.

Do lado dos filmes do Oscar, tivemos em grande parte bons filmes. Mas NENHUM memorável, como havia acontecido no ano anterior com Whiplash e Birdman. Spotlight é interessantíssimo e O Quarto de Jack tenso e comovente, mas por mais que Inarritu tenha feito um bom trabalho com O Regresso (apesar dos exageros), não consigo me lembrar do filme com tanto carinho como sua obra anterior. Além disso, Brooklyin é simplesmente detestável, e Carol foi uma de minhas maiores decepções (que filme chato).

Para dar um gostinho do que eu havia vivido com Birdman em 2015, veio o novo Steve Jobs de Danny Boyle, que é bem competente. Assim como a volta do Sr. Balboa, que superou todas as expectativas.

Do lado dos filmes de Super-Heróis, Guerra Civil surpreendeu, se mostrando o melhor e mais maduro filme da Marvel até aqui. Deadpool é bem bacana, mas esquecível. O novo X-Men é o melhor representante do gênero em 2016, mas o pior da franquia. Enquanto Batman vs Superman... eu poderia gastar uns três parágrafos só para comentar brevemente o quão desastroso foi esse filme, mas... nah. (ao menos não foi glorificado como Mad Max).

Quanto às animações, não vi quase nada (espero ansiosamente a estreia do novo Procurando Nemo), mas Peanuts é bem bonitinho.
Não vi O Bom Dinossauro ainda, mas me parece desagradável.

E assumindo o posto de filme subestimado do ano (em 2015, considerei O Destino de Júpiter o melhor do ano), Deuses do Egito, uma pequena-quase-obra-prima do incompreendido Alex Proyas. O filme é a aventura mais divertida e envolvente do ano. Me senti criança como uma criança que vê Indiana Jones ou o Senhor dos Anéis pela primeira vez na vida.

E tivemos mais decepções.

Anomalisa, novo de Charlie Kauffman, está longe da genialidade de suas outras obras. A Bruxa prometeu tanto e não chegou a lugar nenhum. Zoolander 2 não é estúpido e divertido como o anterior, é só estúpido.A Assassina é uma das coisas mais sem graça que eu já vi na vida. E Ave César, novo dos irmão Coen é muito bom, mas é um filme dos irmão Coen, e isso não é o bastante.

Mas alguns retornos a universos amados foram mais que bem vindos.
O novo Cloverfield é uma das coisas mais tensas do ano, e traz um John Goodman possuído.
Igualmente possuído estava James Wan quando dirigiu Invocação do Mal 2, uma pequena obra-prima do terror contemporâneo.

Mas como eu disse, tem muita coisa que eu ainda não vi.
Não vi, por exemplo, os novos Cinquenta Tons de Preto nem As Tartarugas Ninja, filmes que certamente ocupariam algumas das primeiras posições da lista.
E filmes bastante comentados como Warcraft e Zootopia, também não vi.

*Esta lista se encontra em atualização.

Lista editada há 5 meses

10 0

0%
Você já viu 0 dos 10 filmes desta lista.
  1. Os Oito Odiados (The Hateful Eight)

    Os Oito Odiados

    4.1 2,2K
    1
  2. Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2)

    Invocação do Mal 2

    3.9 1,8K
    2
  3. Rua Cloverfield, 10 (10 Cloverfield Lane)

    Rua Cloverfield, 10

    3.5 1,3K
    3
  4. Deuses do Egito (Gods of Egypt)

    Deuses do Egito

    2.6 495
    4
  5. Ave, César!  (Hail, Caesar!)

    Ave, César!

    3.3 205
    5
  6. X-Men: Apocalipse (X-Men: Apocalypse)

    X-Men: Apocalipse

    3.7 1,9K
    6
  7. Spotlight - Segredos Revelados (Spotlight)

    Spotlight - Segredos Revelados

    4.2 1,4K
    7
  8. O Quarto de Jack (Room)

    O Quarto de Jack

    4.5 2,7K
    8
  9. Steve Jobs (Steve Jobs)

    Steve Jobs

    3.5 510
    9
  10. Creed: Nascido para Lutar (Creed)

    Creed: Nascido para Lutar

    4.0 872
    10

Comentar: