Litan, uma pequena cidade obscura situada nas montanhas da França, esconde um terrível segredo entre as águas subterrâneas de suas misteriosas cavernas. Um casal de turistas que passam alguns dias entre o seu povo enigmático, acaba realizando uma investigação improvisada sobre seus rituais pagãos e adoração aos mortos.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Final de semana em Gramados.
Esse obscuríssimo filme francês é praticamente um pesadelo filmado, onde um casal tenta escapar de uma estranha cidade coberta pela neblina em que os moradores mascarados estão passando por uma sinistra metamorfose.
O filme já começa frenético e quase não dá trégua. A forte influência visual em filmes russos e poloneses dos anos 70 é ótima em ilustrar os cenários quase apocalípticos.
Lá pelas tantas, o enredo não faz o menor sentido, mas só o fato de rodarem isso livremente há quase quarenta anos e com esse visual incrível, já vale a hipnose.
Para quem gosta daquele clima surreal, e não liga tanto para a coesão, Litan pode ser um deleite, como foi pra mim.