3. > Lola

1989

Título Lola (Original)
Ano produção 1989
1991 ( Brasil )

Lola é uma jovem mulher que, para sobreviver, vende roupas no comércio ambulante. A protagonista enfrenta a solidão, a sua própria imperfeição e o abandono com uma certeza: o amor por Anne, sua filha de cinco anos.
A Cidade do México aparece como pano de fundo da trama, destruída após os terremotos de 1985. O local é muito parecido com os seus habitantes: feridos, com vigor, duros e cativante. Quebrados.
Primeiro longa dirigido pela cineasta María Novaro, o drama mexicano "Lola" foi escolhido o melhor filme no Festival de Havana, no Festival Latino de Nova York, no Festival de Biarritz na França. Também conquistou o prêmio OCIC no Festival de Berlim e o Prêmio Ariel oferecido pela Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas.