Luz e Escuridão

2013

Light and Dark

Dirigido por:
Média geral 4.5
baseado em 7 votos
Sua avaliação:
salvando
120 minutos

Nesta série alucinante, o Professor Al-Khalili mostra como, ao desvendar seus segredos, os cientistas usaram a luz para revelar quase tudo que sabemos sobre o universo. Mas nos últimos 30 anos nós descobrimos que, longe de vermos tudo, nós não vemos praticamente nada. Nossa melhor estimativa é de que mais de 99% de nosso Universo está, na verdade, escondido na escuridão.

Episódio 1: Luz
A história de como usamos a luz para revelar o cosmos começa no Século 3 A.C, quando, ao tentar compreender os truques de perspectiva, o matemático grego Euclides descobriu que a luz viaja em linhas retas, uma descoberta que significava que, se pudéssemos desviá-la de seu percurso retilíneo, poderíamos mudar a forma com que vemos o mundo. Na Itália renascentista, 2.000 anos depois, Galileu Galilei fez exatamente isso, usando as lentes de seu simples telescópio, para revelar nosso verdadeiro lugar no cosmos.
Com cada novo insight sobre a natureza da luz, surgiu uma nova compreensão do cosmos.Ela nos permitiu penetrar nas profundezas do espaço e, até mesmo, revelar a composição e o ciclo de vida das estrelas.
Nos anos 1670, o astrônomo dinarmaquês Ole Roemer descobriu que a luz viajava a uma velocidade finita, uma descoberta que teria uma implicação profunda. Isso significava que, quanto mais longe olhássemos para o universo, mais além estaríamos vendo de volta no tempo. E, em 1964, ao detectar uma radiação de microondas de fundo, o resplendor do Big Bang, nós captamos a luz mais antiga do universo e vimos o máximo de tempo possível no passado que a luz nos permite ver.

Episodio 2: Escuridão
O Professor Jim Al-Khalili conta a história de como deixamos de pensar que tínhamos uma noção quase completa do universo para dar-se conta de que não vemos quase nada dele. Hoje, nossa melhor estimativa é de que mais de 99% do cosmos está oculto na escuridão, invisíveis para os telescópios e além da nossa compreensão.
As primeiras pistas de que deveria haver mais do que os nossos olhos podem ver surgiu a partir do assombro em 1846, com a descoberta do planeta Netuno. Ele foi difícil de ser encontrado, porque, a 4 bilhões de quilômetros de distância do Sol, havia pouca, porém preciosa luz para iluminá-lo e, tal qual 89% de todos os átomos do universo, ele não emitia praticamente luz alguma.
Em meados do Século XX, os cientistas descobriram algo ainda mais estranho - a matéria escura - algo que simplesmente não era visto; que era, fundamental, impossível de ser visualizada. De fato, para explicar o posicionamento das galáxias e como elas se formaram, em primeiro lugar, precisava haver 4 vezes mais matéria escura do que havia de matéria atômica convencional.
No final dos anos 1990, cientistas tentando medir precisamente o quanto de matéria escura havia no universo, descobriram algo ainda mais evasivo lá fora - a energia escura,uma força nova e misteriosa que estava expandindo o Universo, e que se supunha constituir até 73% dele.
Finalmente, Jin explora a jornada para revelar a natureza da energia escura e visualizar a matéria escura aglomerar as primeiras estrelas e galáxias - uma jornada que envolve mergulhar no período mais sombrio do passado cósmico.

Estreia Brasil:
2013
Outras datas

Elenco de Luz e Escuridão

Denunciar algo errado
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: