Magra

2006

Thin

Este documentário da HBO mostra a luta de quatro jovens mulheres contra a anorexia: Brittany, de 15 anos quer ser magra para ganhar aceitação de seus colegas, sua mãe também sofreu de distúrbios alimentares; Shelly, de 25 anos, tem combatido a anorexia por seis anos, e chegou ao Renfrew (instituição em que é gravado o documentário) com uma sonda de alimentação cirurgicamente implantada em eu abdome; Alisa, de 30 anos, vomita compulsivamente; e Polly, de 29 anos, está há anos oscilando entre tratamentos e recaídas, freqüentemente burla as regras e os procedimentos da instituição. A câmera segue essas quatro mulheres em lugares nunca antes filmados: em sessões de terapia individual e em grupo, durante as tortuosas horas das refeições, pesagens bem cedo, discussões quentes com os funcionários, e tensos encontros com os familiares. Seguindo suas histórias, descobrimos que a luta de cada uma dessas mulheres para se recuperar é única. Algumas irão sabotar o tratamento; outras caminharão significativamente; e ainda outras vão progredir mas descobrir que seus planos de saúde não cobrirão os longos tratamentos que elas realmente precisam para ficarem bem. O que fica é um retrato de uma patologia que é desoladora em sua complexidade e devastação na dor que causa àqueles acometidos por ela e em seus cuidadores.
Curto e grosso, THIN oferece uma experiência e uma viagem emocional pelo mundo dos distúrbios alimentares e, ultimamente, prove um melhor entendimento da complexidade da doença: que não é simplesmente uma questão de comida ou imagem corporal ou auto-estima, mas um nó de saúde mental, pessoal, familiar e cultural.

Premiações:

British Film Institute Awards
2006 - Grierson Award - Lauren Greenfield

Emmy Awards
2007 - Outstanding Directing for Nonfiction Programming - Lauren Greenfield (Indicada)

Jackson Hole Film Festival
2006 - Cowboy Award Best Documentary Film -Lauren Greenfield

Sundance Film Festival
2006 - Grand Jury Prize - Documentary - Lauren Greenfield (Indicada)

1 de Janeiro de 2006

Elenco de Magra