3. > Maison Ikkoku

Título めぞん一刻 (Original)
Ano produção 1986
26 de Março de 1986 ( Mundial )
Duração

Maison Ikkoku (めぞん一刻, Mezon Ikkoku) foi originalmente concebido como um seinen mangá pela veterana autora Rumiko Takahashi (Urusei Yatsura, Ranma ½, InuYasha) e publicado no Japão pela Big Comic Spirits entre 1980 e 1987. Trata-se de uma comédia-romântica com pitadas de drama envolvendo um excêntrico e divertido grupo de pessoas que vivem numa pensão em Tóquio, nos anos 1980.
Apesar de acompanharmos a rotina de todos os moradores – cujas principais atividades resumem-se a promover festinhas intermináveis na pensão, se embebedar e rir da desgraça alheia –, conhecendo aos poucos detalhes da vida de cada um deles, a história focaliza especialmente a relação entre Yusaku Godai, um pobre e azarado vestibulando que é constantemente azucrinado pelos outros moradores, e Kyoko Otonasahi, a jovem e bela viúva recém contratada como gerente da pensão.
O mangá foi adaptado para a TV numa série de anime de 96 episódios que foi transmitida pela TV Fuji de 26 de março de 1986 à 2 de março de 1988. O anime incluiu alguns arcos de história não explorados na revista, além de ter sido a única animação baseada numa obra da Rumiko Takahashi em que a conclusão da trama corresponde rigorosamente ao final do mangá. A animação foi um grande sucesso e até hoje a audiência do episódio final da série não foi batida no Japão.

Exausto, o gerente do Maison Ikkoku, uma típica pensão em Tóquio, decide se aposentar e convida Kyoko Otonasahi para assumir a gerência do estabelecimento. No dia da posse da gerente recém contratada, Godai, um inquilino da pensão que é constantemente infernizado pelos outros moradores, decide pela milésima vez mudar-se da pensão. Porém, ao deparar-se com a beleza da nova gerente, o jovem vestibulando desiste – mais uma vez – de abandonar o Ikkoku. Perdidamente apaixonado, Godai decide conquistar o coração de Kyoko. Mas, além da sua natural inabilidade com as mulheres e as constantes – e sacanas – sabotagens dos inquilinos da pensão, Godai ainda enfrenta a sombra de um adversário quase imbatível: as doces e recentes memórias do falecido marido de Kyoko. Como se isso não fosse o bastante, logo entra em cena Shun Mitaka, um bonito, rico e educado instrutor de tênis disposto a tudo para conquistar o coração da bela gerente. A partir daí, surge um divertido triângulo amoroso, deixando Kyoko indecisa por um bom tempo. Gradualmente, porém, a relação entre Godai e Kyoko amadurece e se fortalece a ponto da jovem sinceramente esperar um pedido de casamento do rapaz. No entanto, toda essa trama central é sustentada por um delicioso pano de fundo, onde acompanhamos paralelamente a boêmia e divertida vida dos outros personagens da pensão e o inevitável passar dos anos.

Produtores