mandinga em manhattan

2004

mandinga em manhattan

Média geral 4.0
baseado em 7 votos
Sua avaliação:
salvando
55 minutos

"O filme conta como a capoeira se espalhou da Bahia para o mundo. O argumento do diretor é de que a capoeira não teria resistido a tanta repressão, nem sobrevivido sem qualquer auxílio oficial em outros países - se instalado em Manhattan, em Nova Iorque, por exemplo, onde funciona a mais baiana das academia de capoeira fora do Brasil, há 12 anos - sem que seus mestres mais antigos tivessem usado muita "mandinga", o ritual do candomblé feito aos orixás para proteção e abertura de caminhos.

O documentário foi rodado em Salvador, Recôncavo Baiano, São Paulo, Rio de Janeiro e Estados Unidos (Chicago, Las Vegas, Los Angeles, Universidades de Notre-Dame, Michigan e Nova Iorque). Trazendo uma minuciosa pesquisa iconográfica e de imagens de arquivo para ilustrar desde as origens históricas da capoeira até os dias atuais, a maneira como a dança-luta tomou de assalto os mais distantes rincões do planeta.

Os próprios depoimentos serviram como linha condutora da narrativa. Para isso foram entrevistados os mais respeitados mestres de Capoeira em atividade (João Grande em Nova Iorque, João Pequeno, Camisa, Suassuna, Acordeon, Alabama, Cobra Mansa entre outros). Além de estudiosos, pesquisadores e pessoas públicas como Gilberto Gil, Ubiratan Castro, Dr. Decânio, Carlos Eugênio Líbano Soares, contribuem para a melhor compreensão do assunto." http://www.fotolog.com.br/doctv/41656141/

Estreia Brasil:
2004
Outras datas

Elenco de mandinga em manhattan

Nenhum.
Denunciar algo errado
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: