Corpos Marcados (History)

2009

Marked (History)

*Para assistir, acesse o canal no Youtube Polones Einzufall.

Série documental, exibida no History Channel, que explora o mundo das tatuagens de tribos que operam nas bordas da sociedade: ex-combatentes, motoqueiros, máfia, gangues e presidiários. Incluindo uma breve abordagem sobre o surgimento dessa encantadora arte secular, sua difusão, as diferentes técnicas de fazê-la, a relação com esses grupos e as diversas subculturas geradas dessa união, com simbolismos e rituais de integração e renuncia.

Com, infelizmente, apenas 1 Temporada, a série foi dividida em 6 Episódios:

1º Ep. Gaiola do Diabo - A história das tatuagens de presidiários estadunidenses. Quando começaram, quais são, o que significam, como conquista-las e como são feitas - já que na década de 90 foram proibidas, em prisões dos Estados Unidos, por instigarem a violência entre os grupos. Com relatos de policiais; presidiários e ex-membros de gangues arianas, que através de um programa de reabilitação se ressocializaram com os outros presos, já que ao serem identificados por suas tatuagens codificadas eram isolados em solitárias;

2º Ep. Veículo da Morte - A história das tatuagens de algumas "irmandades" de motoqueiros. Como essa tribo surgiu nos Estados Unidos, seus simbolismos desde tatuagens à vestimenta. Com relatos de investigadores; motoqueiros de diferentes grupos, que não concordam com o rótulo de foras da lei e de alguns que não confirmam, mas deixam claro que intimidam quem os desafia;

3º Ep. Bairro de Sangue - A história das mais bem desenhadas e belas tatuagens de gangues, dos chicanos, como são chamados os latinos de origem mexicana que nasceram ou cresceram nos Estados Unidos. Como surgiram, suas conexões com quadrilhas e prisões, seus simbolismos desde tatuagens à vestimenta. Com relatos de chicanos tatuadores que fizeram/fazem parte dessa subcultura, incluindo do chicano tatuador e "ex"-cholo (cholo: gíria de ofensa à etnia indígena que acabou virando o nome de uma das gangues de orgulho indígeno-latino-mexicano), reconhecido nos Estados Estados como um grande artista, Freddy Negrete, que fala sobre o filho, que tentou levar a antiga vida do pai, como gângster;

4º Ep. Maldade Pura - As histórias das tatuagens de presidiários na Rússia, originadas no século XIX. Os simbolismos nas prisões russas, consideradas as mais violentas do mundo, conhecidas como "zonas". A história da facção criminosa que controla essas "zonas", os "Ladrões por Afinidade". Com relatos de investigadores; membros e ex-membros, incluindo mulheres, dessa facção criminosa;

5º Ep. A Zona da Morte - A história da origem da tatuagem e das tatuagens das forças militares dos Estados Unidos. O simbolismo dos guerreiros, desde a Roma Antiga aos dias de hoje. Assim como nas forças armadas, esses riscados tem um regulamento rígido que os diferem das outras tribos: imagens racistas, sexistas ou relacionadas a gangues são proibidas, assim como faciais ou em qualquer outra região do corpo que apareça sob o uniforme de treinamento e que cubra mais de 1/4 de uma região do corpo;

6º Ep. Morte da Yakuza - A mitologia por trás das tatuagens da máfia japonesa Yakuza. Como surgiram, seu simbolismo e o método, um dos mais dolorosos do mundo, usado para fazê-las. Incluindo as atividades praticadas por essa organização criminosa e o rigor do ritual para entrar, mas principalmente, para renunciar. Com relatos de ex-membros que pagaram com o próprio sacrifício para renuncia-la e de um tatuador ex-presidiário que quase perdeu a vida por ter se recusado a integra-la.

27 de Agosto de 2009

Elenco de Corpos Marcados (History)