Maroida de Morais

Maroida de Morais

Há mais de 40 anos, um grupo de amigos de São João Nepomuceno inventou um idioma. É a língua do “Pompeu e Godê”. E saber a própria língua é um desafio para boa parte dos moradores.Na língua inventada em São João Nepomuceno, colher brasada quer dizer mulher casada. O final da palavra é igual ao português. Colher - mulher. Brasada - casada. A brincadeira surgiu na década de 60 com um grupo de amigos do futebol. O nome da língua também tem significado: Pompeu quer dizer: eu, e Godê: quer dizer você. A invenção virou curta-metragem no ano passado, com o título Maroida de Morais, em bom português, Doida Demais. O filme conta a história de um casal que chega a São João Nepomuceno e ouve a língua estranha.Outro morador da cidade, o técnico ambiental José Maria Fam, conheceu a língua ainda jovem. Morava em Belo Horizonte e, quando ia para São João Nepomuceno, não entendia o que os amigos diziam. A ideia do documentário foi dele, com o objetivo de não deixar morrer o Pompeu e Godê.

2010

Elenco de Maroida de Morais