Máscaras da Revolução

2016

Ukraine: Les Masques de la Révolution

O filme sobre a “revolução colorida”, é um documentário sobre a crise instaurada na Ucrânia com a tomada do poder através do golpe da praça Maidan, instalando em Kiev uma junta neonazi a serviço da Casa Branca.

Ele foi realizado no âmbito do projeto “Special Investigation” (“Investigação Especial”) e foi exibido no canal de televisão francês Canal+ em maio de 2016.

Na época – como se podia esperar – a embaixada da Ucrânia na França pressionou o canal para que desistisse de mostrar o filme, apoiada por setores da embaixada dos EUA.

A irritação do governo ucraniano deveu-se à determinação de Paul Moreira de contar dois episódios importantes no conflito naquela região: o surgimento de unidades paramilitares no processo de preparação do golpe de Estado conhecido como ‘Revolução EuroMaidan’ que derrubou o presidente Viktor Yanukovitch, e também o massacre em Odessa em 2 de maio de 2014, realizado pelas gangues extremistas.

“Durante meus estudos sobre o massacre — muitas vezes ignorado em nossa mídia —, tenho percebido a importância das milícias ditas nacionalistas”, disse Moreira. “Os batalhões de voluntários não são parte do exército, não estão sob a mesma disciplina, podem complementar o governo ou criar uma força policial paralela, e às vezes mostram uma ideologia neo-nazista”, diz o diretor.

Texto: horadopovo.com.br/

1 de Fevereiro de 2016