Memórias Internas

2010

Memórias Internas

Documentário sobre Nivaldo Mercúrio.
Realizado durante pós-graduação em cinema-documentário na FGV sob orientação de Eduardo Escorel.
Este filme foi inspirado na dissertação de Mestrado "Auto-imagem, fotografia e memória. Contribuições de ex-internos do Asilo-Colônia Aimorés - SP" de Daniela Lemos de Moraes apresentada em 2005 ao Programa de Pós-graduação em Multimeios da UNICAMP, sob orientação do Prof. Dr. Etienne Samain.
Meus agradecimentos a ambos.

Nivaldo Mercúrio.
Nascido no dia 11 de junho de 1927, o mais velho de quatro filhos guarda uma lembrança marcante de sua infância, aos seis anos de idade sua mãe, sendo levada por uma ambulância preta do DPL (Departamento de Profilaxia da Lepra) e a casa onde morava com a família colocada em chamas.
Foi aos seis anos também que começaram a aparecer as primeiras manchas decorrentes da hanseníase nos braços de Seu Nivaldo, mas somente aos 15 anos ele iniciou o tratamento - com óleo de chalmugra - em segredo, no consultório de um médico particular. A esperança era de que a doença regredisse para evitar sua internação, mas, dois anos mais tarde, "faltando dez dias para completar 17 anos", ele seria obrigado a se recolher ao Asilo-Colônia Aimorés, em Bauru - SP. Ao final de quatro anos de tratamento, Nivaldo esteve preste a receber alta. A boa notícia, no entanto, foi interrompida por uma decisão contrária, que determinava a continuidade de sua internação. A expectativa frustrada teve como seqüela um trauma emocional que o deixou sem falar por 31 anos. Superado o choque, Nivaldo atualmente reside e trabalha no Instituto Lauro de Souza Lima - antigo Asilo-Colônia Aimorés.

26 de Novembro de 2010

Elenco de Memórias Internas