3. > Mérette

1982

Título Mérette (Original)
Ano produção 1982
1982 ( Mundial )

“Merette” (Anne Bos no papel título) é a história de uma jovem vivendo numa família rigidamente calvinista na zona rural da Suíça no século XIX. Sua mãe morre, e Mérette culpa a Deus por isso. A família se volta contra ela, os aldeões passam a rejeitá-la. E Merette recusa a educação protestante que seu pai tenta lhe impor, colocando-a com o pastor Magnoux (Jean Bouise) no campo Vaud. Ela busca refúgio em sua imaginação e na beleza da natureza. Mas a sociedade adulta é inflexível.

O contraste entre a aridez dos interiores e as cenas na natureza é essencial para a narrativa, como também a alternância entre luz e sombra que mantém a tensão dramática.

Baseado em uma história de Gottfried Keller. Recebeu prêmio no Festival de Cinema de San Remo.