Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Mian Mian.
1Número de Fãs

Nascimento: 28 de Agosto de 1970 (47 years)

Xangai,China.

Mian Mian nasceu em 1970 em Xangai, na China, filha de um engenheiro e de uma professora de russo. Mian Mian é um pseudônimo - e ela não gosta de revelar seu nome verdadeiro. Começou a escrever com dezesseis anos. Em 1987, saiu da escola sem acabar o colegial. Em 1989, foi sozinha para uma cidadezinha no sul da China, onde viveu cinco anos. Essa parte da vida de Mian Mian é um mistério - ela nunca fala com ninguém sobre este periodo. Mian Mian voltou para Shangai em 1994. Ali ingressou em uma clínica de reabilitação de drogados pela última vez e começou a escrever de novo quando foi liberada. Em 1996 começou a trabalhar como DJ no Cotton Club de Xangai. Começou a publicar contos e narrativas em Xiao Shuo Jie e outras revistas chinesas de literatura. A experiência de vida de Mian Mian formou o fundo para os seus personagens centrais: cantoras, drogados, prostitutas, homossexuais, loucos, arruaceiros, adolescentes degenerados e artistas. Tornou-se a primeira escritora chinesa a falar sobre drogas e a vida de drogados. Seu característico estilo de enfant terrible, de jovem rebelde e sua atitude séria de auto-reflexão logo atraiu uma multidão de leitores. Em julho de 1997, com a ajuda da New Century Publishing House em Hong Kong, Mian Mian publicou sua primeira coleção de contos chamada La La La, um sucesso imediato logo traduzido para vários idiomas.

Em janeiro de 2000, a editora Zhongguo Xi Ju e a revista literária de peso Shou Huo publicaram simultaneamente em Honk Kong e na China continental seu primeiro e mais polêmico romance, Tang. O livro causou um choque no mundo literário daquele país e imediatamente se tornou um bestseller, com um número imenso de cópias ilícitas produzidas pelo país inteiro. Depois disso, ela publicou uma coletânea chamada Every Kid Deserves Candy, pela Huashan Publishers e Acid Lover, pela Shanghai Sanlian Publishing House.

Desde 1997 Mian Mian é a única mulher a organizar dance raves na China, com uma legião de fãs no país inteiro para suas festas. Em 2001 ela começou a se dedicar à produção de filmes. Seu primeiro trabalho foi Shangai Panic, em que ela atuou como roteirista, atriz e co-produtora. Mian Mian quer continuar sua cooperação com o diretor Andrew Chen (Chen Yu Su) para incorporar toda a sua obra escrita em filmes. Ela também planeja fazer um filme todo seu, interpretando e dirigindo.