The Man Who Couldn't Say No

1975

Mies, joka ei osannut sanoa ei

O filme conta a história do jovem e bonitão padre Aimo Niemi. Ele retorna da América para exercer seu ofício em sua terra natal, e constata que as coisas mudaram mas ao mesmo tempo continuam as mesmas. Há uma rixa acontecendo para se resolver se as antigas casas de madeira devem ser derrubadas para dar lugar a construções mais modernas. Velhos amigos e conhecidos de Niemi estão em lados opostos da disputa.

Uma amiga de infância de Niemi, Milla Kurki, tem um papel ativo na luta contra a perda das características tradicionais do lugar. Além disso, Milla mantém secretamente uma paixão por Aimo e a esperança de ser sua esposa. E ela não é a única a nutrir um interesse romântico pelo jovem padre. Mas Niemi, com sua ingenuidade e boas intenções, acaba por provocar confusões.

Um filme que destaca o calor humano contrapondo-se ao progresso egoísta, a funcionalidade descaracterizando a individualidade, e com vários personagens memoráveis.

1975