2. > Curtas Metragens
  3. > Migrantes do Haiti

Título Migrantes do Haiti (Original)
Ano produção 2015
20 de Junho de 2015 ( Mundial )
Classificação L - Livre para todos os públicos

Migrantes do Haiti retrata haitianos que chegam ao Brasil pelo Acre e se dirigem principalmente aos estados do sul e sudeste do Brasil em busca de trabalho e melhores condições de vida. Rodado no Acre e em São Paulo, o documentário busca dar voz a estes migrantes e assim conseguir um enfoque mais intimista.
A narrativa parte da situação de miséria no Haiti que motiva o movimento migratório, passa pela fronteira entre o Acre e o Peru por onde estão entrando a maioria destes migrantes, acompanha a rotina de acolhida e aquisição de documentos centralizada no abrigo mantido pelo Governo do Acre, em Rio Branco. Segue também o embarque em ônibus para São Paulo e posteriormente mostra como é a chegada em São Paulo e o trabalho realizado na Missão Paz, mantida pela Igreja através da Pastoral do Migrante, lugar onde a maioria dos haitianos busca apoio para conseguir alojamento, instrução e trabalho. Foram entrevistados migrantes recém-chegados e também outros que já estão no país há algum tempo. Além dos migrantes também foi entrevistado o Padre Paolo Parise, responsável pela Missão Paz, e que nos traz uma visão do contexto do fenômeno migratório.

Roteiro

Produtores