Militância

2002

Militância

Ensaio experimental e investigação poética sobre a essência original e os primórdios estruturais do cinema. Numa data incerta, entre 1847 e 1887, o fotógrafo brasileiro Augusto Militão de Azevedo - Militão (1837-1905) - criou As Três Idades, série de lâminas fotográficas para ser projetada por meio de uma lanterna mágica. Essas seis imagens e seu autorretrato formam um raro protótipo de pré-cinema no Brasil.
Fonte: Filmografia Brasileira/Cinemateca Brasileira

Entre 1874 e 1887, Militão (1837-1905) recriou a lanterna mágica. “Militância surpreende por sua declaração de amor erótico ao cinema – um deslocamento incrível da libido em imagens bivalentes – distantes, porém presentes como um traço – e o coisificar, a dispersão química de sal halóide de prata levemente galvanizado, maquinário. É de uma perversidade ainda mais aguda que o meu Tom, Tom, The Piper’s Son. Seu fervor romântico é tocante. Vejo Carlos Adriano como uma sentinela valente do cine-arte.” (Ken Jacobs)
Fonte: Associação Cultural VideoBrasil

2002