3. > Moner Manush

Título Moner Manush (Original)
Ano produção 2010
10 de Dezembro de 2010 ( Mundial )

No século 19, Jyotirindranath Tagore, um intelectual da cidade, irmão mais velho de Rabindranath Tagore, conhece Lalan Faqir, um homem de 80 anos, sábio de seu vilarejo. A intensa troca de idéias entre os dois dá forma a essa narrativa cinematográfica. O filme conta a saga de Lalan Faqir e seus ideais de liberdade, num período de extrema superstição, na sociedade indiana do século 19. Sua Filosofia era baseada na mais Liberal e Iluminada tradição do Hinduísmo, Budismo e Islamismo. Posteriormente, essa mesma escola de pensamento serviria de pretexto para o surgimento de facções fundamentalistas entre hindus e muçulmanos. As lições de amor e compaixão de Lalan são mais do que relevantes nesses dias de intolerância e ódio.