Mulheres da Terra

2010

Mulheres da Terra

Dirigido por:
Média geral 4.5
baseado em 10 votos
Sua avaliação:
salvando
21 minutos

As mulheres camponesas de Santa Catarina têm consciência de que estão em suas mãos muitas possibilidades de colaborar com a preservação da diversidade da alimentação no mundo. Em suas mãos de mulheres da terra, que conhecem todos os segredos da germinação e do desenvolvimento do alimento. Mãos que conhecem as sementes.
E é exatamente a partir deste ponto que elas se lançam num desafio: trabalhar para que as sementes “crioulas” sejam preservadas. Elas respeitam as sementes como patrimônio dos povos a serviço da humanidade, por isso entendem que preservá-las é sentir também a energia de uma história guardada há milênios pela agricultura camponesa, pelos quilombolas e pelos indígenas.
É esta relação íntima com a terra e com as sementes, tendo como horizonte o futuro da agricultura e da alimentação no mundo, que o documentário “Mulheres da Terra”, produzido pela Plural Filmes, vai contar através das histórias de vida de algumas destas mulheres. Em vivências filmadas no interior dos municípios de Marema, Mondaí, São Miguel do Oeste, Chapecó, Anchieta e Palmitos encontramos a preocupação universal com o futuro do planeta. Em histórias de mulheres que, com suas mãos, cuidam da terra e são cuidadas por ela. A feminilidade desta relação é também é um ponto importante.
O desafio de soltar a voz, de ser personagem de sua história é destaque aqui, desvendando o sonho de um futuro que garanta a biodiversidade. Todas as mulheres entrevistadas fazem parte do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina (MMC/SC), que tem o Projeto de Produção, Recuperação e Melhoramento de Sementes Crioulas como um de seus pilares de luta.
http://pluralfilmes.com.br/blog/2010/02/%E2%80%9Cmulheres-da-terra%E2%80%9D-no-santa-catarina-em-cena/

Estreia Mundial:
2010
Outras datas

Elenco de Mulheres da Terra

Nenhum.
Denunciar algo errado
Trailers
Fotos

Comentar: