3. > Muralhas de Areia

Título Remparts d'argile (Original)
Ano produção 1971
1971 ( Brasil )

Em 1962, a mudança acontece em uma aldeia da Tunísia na borda do Saara. Um empreendedor institui uma mina de sal, contratando homens da aldeia. Quando ele paga apenas metade dos salários estabelecidos anteriormente, eles se sentam em um campo de pedras. O chefe chama o exército, que cerca os grevistas. As mulheres assistem, sacrificam uma ovelha, oram, ululam. Durante a segunda noite, uma jovem esconde o balde e corda do poço da cidade para tirar a água do exército. A greve a galvaniza: ela está aprendendo a ler e tem estudado uma mulher da cidade que visita a aldeia. Agora, enquanto ela tira o vestido tradicional e rejeita um ritual para expulsar seu novo espírito rebelde, ela vai ganhar a independência assim como a Tunísia e os grevistas?