Meu Vizinho, Meu Assassino

2009

My Neighbor, My Killer

Poderia perdoar a quem massacrou a sua família? Em 1994, centenas de milhares de Hutus Ruandeses foram incitados a eliminar a minoria Tutsi do país. Da capital super povoada à aldeia mais pequena, “patrulhas” locais massacraram amigos de uma vida inteira e familiares, muitas vezes com catanas e armas improvisadas. Anunciados em 2001, o Governo instalou os Tribunais Gacaca – tribunais ao ar livre com cidadãos como juízes incumbidos de julgar seus vizinhos e ajudar a reconstruir a nação. Como parte dessa experiência de reconciliação, assassinos confessos são libertados das cadeias e enviados para casa, enquanto sobreviventes traumatizados são solicitados a perdoa-los e a viver lado a lado.

Filmado durante quase uma década numa pequena aldeia, a cineasta premiada Anne Aghion revela-nos o impacto dos tribunais Gacaca nos sobreviventes e perpetradores. Através do seu medo e cólera, acusações e defesas, verdades incompletas, tristezas inconsoláveis e esperança de vida renovada, ela capta a viagem emocional da coexistência.

2009

Elenco de Meu Vizinho, Meu Assassino