Negritudes Brasileiras

2018

Negritudes Brasileiras

Consciência racial é o primeiro passo para libertação. Conhecimento é o que nos coloca no centro do mundo e no centro de nós mesmos. Consciência de quem somos e do que significa sermos quem somos em um país ainda muito racista e desigual é o que precisamos para construir boas referências, autoestima, políticas públicas e vivermos com equidade.

O documentário visual "Negritudes Brasileiras" nasce não só como uma forma de dar continuidade ao debate racial brasileiro localizando-o no tempo presente com a ascensão de novos conceitos como representatividade e a crescente popularização da internet, mas também surge da demanda de muitos seguidores do Afros e Afins que durante três anos de existência do canal perguntaram identificação racial.

A oportunidade de construir esse documentário surge com o projeto do Youtube, o Creators For Change, que oferece estrutura para que criadores produzam conteúdo engajado na plataforma visando combater discursos de ódio, racismos, xenofobias, etc.

Negritudes Brasileiras tomou corpo e forma ao me juntar com o fantástico coletivo audio-visual Gleba do Pêssego, formado por jovens criadores da área LGBTs e periféricos da cidade de São Paulo. Juntos unimos minhas ideias, intenções e referências teóricos à uma linguagem audiovisual interessante aos olhos, mente e ouvidos.

Negritudes Brasileiras objetiva continuar fomentando o debate sobre identificação racial no Brasil, oferecendo ferramentas para que pessoas racializadas -- especificamente negras -- compreendam o porquê de essa questão ser tão complexa à nós brasileiros.

Produzido por
Gleba do Pêssego