3. > Neve

Neve

2008

Título Snijeg (Original)
Ano produção 2008
8 de Outubro de 2008 ( Mundial )

“A neve que cai não cobre a montanha, mas é o suficiente para todas as feras deixarem seu rastro.” Bósnia oriental, 1997. Seis mulheres, um avô, quatro meninas e um menino vivem em Slavno, um vilarejo isolado e devastado pela guerra. Suas famílias e amigos foram mortos e os corpos nunca encontrados. A primeira nevada traz completo isolamento e risco de vida para o lugar. A situação fica pior quando Alma, uma jovem teimosa que acredita que eles podem sobreviver, tenta solucionar o problema da miséria levando-os a vender geléia de ameixa e outras frutas e verduras numa estrada deserta. Dois negociantes visitam o vilarejo e propõem que os moradores deixem o local em troca de dinheiro, o que provoca um dilema: eles devem aceitar a oferta que pode salvar suas vidas ainda que isso destrua suas almas?
São apresentados os efeitos devastadores da guerra sobre pessoas comuns. Elas vêem suas perspectivas serem destroçadas e tentam juntar os cacos apenas mantendo sua dignidade e se agarrando em esperanças quase que etéreas.