3. > Ni ljuger (You're Lying!)

Título Ni ljuger (Original)
Ano produção 1969
1969 ( Mundial )

Uma série de breves entrevistas com os funcionários de uma prisão sueca leva a uma reconstrução ficcional da experiência de um prisioneiro chamado Lasse.

O filme traça um retrato do serviço prisional sueco da época, tendo como protagonistas o presidiário Lasse ( que cumpre pena por roubos e outras transgressões) e Björn, que ensina arte e faz de tudo para ajudá-lo. Lasse é um indivíduo que gosta de beber muito. Na prisão, chega a ser colocado em confinamento solitário. A influência da mídia e as pressões de Björn fazem as autoridades concordarem em mover Lasse para uma instituição onde existe tratamento psicológico. Lasse até consegue começar a desenvolver seus talentos artísticos, escrevendo poemas e pintando. Mas entra em conflito com a equipe e retorna para a prisão. Björn continua a tentar ajudá-lo mas observa o aumento da inquietude e falta de perspectivas com que Lasse está vivendo. Então ocorre um momento de violência entre eles...

Baseado em documentário de Lars Karlsson e Björn Vilson.