Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Nicholas Briggs
1Número de Fãs

Nascimento: 29 de Setembro de 1961 (56 years)

Londres - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Nicholas Briggs é um ator, dublador, diretor e escritor britânico, mais conhecido por suas participações na série de ficção científica Doctor Who e seus spin-offs, sendo responsável entre outros, pelas vozes dos personagens Daleks e Cybermen. Briggs às vezes usa o pseudônimo Arthur Wallis.
Ele é o irmão mais novo do apresentador Colin Briggs.

Doctor Who:

O primeiro trabalho de Briggs com a série Doctor Who foi como apresentador do The Myth Maker, uma série de documentários feitos para o programa produzidos nos anos 1980 e 1990 pela Reeltime Pictures em que Briggs entrevistava muitos dos atores, roteiristas e diretores envolvidos na série. Quando Reeltime expandiu-se em produzir dramas originais, Briggs escreveu algumas histórias e atuou em outras, começando com “War Time”, a primeira spin-off não oficial de Doctor Who, e “Myth Runner”, uma paródia de Blade Runner apresentando erros da série Myth Makers construído em torno de um enredo solto com Briggs como um detetive particular num futuro próximo.

No final de 1980, Briggs também emprestou a voz à uma futura encarnação do Doutor para uma série de áudio-dramas não oficiais. Esta versão do Doutor também apareceu em "Party Animals", uma parcela do Doctor Who em quadrinhos publicada na edição #173 da ‘Doctor Who Magazine’, de 15 Maio de 1991. Briggs também serviu de modelo de rosto do suposto "Nono Doutor" para ‘Doctor Who Magazine’ no final de 1990, quando a revista em quadrinho publicou uma história com o Oitavo Doutor aparentemente se regenerando.

Briggs co-escreveu um livro de Doctor Who chamado “The Dalek Survival Guide”. Lançado em 2002.

Desde que Doctor Who voltou à televisão em 2005, Briggs forneceu as vozes de vários monstros, principalmente os Daleks e Cybermen. Briggs também interpretou Nestene Consciousness em 2005 no episódio "Rose", e gravou uma voz para o Jagrafess no episódio "The Long Game" de 2005, no entanto foi descartado da edição final do episódio, porque era muito semelhante à voz de Nestene. Ele também forneceu as vozes para o Judoon em ambas as temporadas 2007 e 2008, e fez a voz do Ice Warrior Skaldak em 2013 no episódio "Cold War".

Em 9 de julho de 2009, Briggs fez sua primeira aparição no spin- off Torchwood no epsódio “Children of Earth” , interpretando o Vice-Primeiro- Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros Rick Yates .

Briggs tem dirigido muitas áudios-peça para o Big Finish Productions , e tem emprestado sua voz para os Daleks , Cybermen , e outros personagens estranhos em vários desses também . Em 2006, Briggs assumiu o lugar de Gary Russell como produtor executivo da faixa de áudio Big Finish Doctor Who .

Briggs interpretou os Daleks em uma produção teatral de caridade e apareceu brevemente no palco interpretando um Doutor regenerado.

Em 2010 ele estrelou o Doctor Who Live como Winston Churchill.

Em 2013, a BBC produziu um docudrama retratando a criação e primeiros dias de Doctor Who , chamado “An Adventure in Space and Time”, para ser exibido como parte das celebrações do cinquentenário do programa. Briggs tem uma participação especial no drama, interpretando o ator Peter Hawkins, que era a voz original dos Daleks , em 1963. Em novembro de 2013 , ele também apareceu no curta em homenagem ao 50 º aniversário da série chamado, “The Five(ish) Doctors Reboot”.