3. > No Repique do Tambú – O Batuque de Umbigada Paulista

Título No Repique do Tambú – O Batuque de Umbigada Paulista (Original)
Ano produção 2003
2003 ( Brasil )

A partir da perspectiva de seus praticantes, o vídeo documentário No Repique do Tambú dá a conhecer o Batuque de Umbigada, tradição artística herdada de escravos do interior de São Paulo onde a forte presença africana dos tambores e da dança de umbigada se amalgamam ao universo caipira das modas. Os velhos batuqueiros das cidades paulistas de Tietê, Piracicaba e Capivari, que otrora rivalizavam entre si quando dos encontros de seus respectivos “batalhões” em festas de cantoria e umbigadas, devem agora se unir para que a tradição possa sobreviver, o que para eles é ponto de honra – e essência de vida. O evento do Batuque é uma espécie de território livre onde homens e mulheres falam à comunidade e da comunidade através das modas, verdadeiras crônicas cantadas. Os protagonistas do Repique do Tambú são, portanto, os batuqueiros e suas modas, comentários musicais sobre amores e desamores, a comunidade, seus valores e personagens, e sobre um cotidiano marcado pela exclusão e pela injustiça social.