3. > Noir et blanc

Título Noir et blanc (Original)
Ano produção 1986
1986 ( Mundial )

"Noir et Blanc", levemente baseado em uma história de Tennessee Williams, conta um envolvimento estranho.

Antoine é um contador, tenso e retraído, casado com Edith. O proprietário de um ginásio de fitness, M. Roland, incentiva-o a utilizar os serviços do lugar, incluindo as massagens. Então Antoine conhece o massagista, Dominique, um forte homem africano. Nessas sessões de massagem, Antoine descobre a dor como algo reconfortante, e Dominique encontra a pessoa ideal para descarregar o seu próprio sadismo. Antoine é a vítima voluntária. Quando Dominique quebra-lhe o braço, este lhe confessa seu fascínio e medo da morte. Então, com a ajuda de Dominique, o contador rompe as barreiras para enfrentar o seu medo. Em uma ambientação escura que corresponde ao turbilhão emocional que se desenvolve lentamente, toma-se o rumo para um final atormentador.

É um filme que mostra uma complexa relação humana em que sadismo e masoquismo são os principais elementos, o que torna a história angustiante, sufocante e de nuances que se apresentam de acordo com a percepção de cada espectador.

Venceu o prêmio “Caméra d'Or” no Festival de Cannes em 1986.