3. > Nossa História Daria Um Filme - Goiânia

Título Nossa História Daria Um Filme - Goiânia (Original)
Ano produção 2013
21 de Outubro de 2013 ( Brasil )

Episódio de abertura da série "Nossa história daria um filme", que conta a história de Goiânia a partir de seus pioneiros e de seus bairros representativos. A produção busca articular os relatos de moradores de Goiânia. Por meio de suas memórias, eles revelam uma trama surpreendente que amplia a história oficial da cidade.
A memória de quem se lembra de um antigo governador, estrategista político da nova capital, contrasta-se com memórias sobre os pedreiros e seus barracos à margem do planejamento. A cidade de Goiânia faz oitenta anos contando ainda com a presença de muitos pioneiros. Ao lembrar causos, os moradores revelam uma outra história da cidade.
Há quem diga que veio do sul do Piauí no lombo de um jumento! Mas também tem “os Coimbra Bueno”, no pioneirismo das empreiteiras. As memórias vivas da cidade se cruzam e possibilitam um encontro de gerações que vivem a capital em tempos e lugares diferentes.
Melhor seria dizer “as Goiânias”, cidade percebida sob vários olhares. Trajetórias que constroem o município. Conflitos pela posse do território urbano, trabalho, lazer e opressão... Saudade. Goiânia deixa marcas nos corpos e esses corpos dos sujeitos, carregados de sonhos, fazem a cidade.

Em 2013, quando Goiânia completou 80 anos, a TV UFG promoveu uma série de iniciativas no sentido de celebrar e discutir a capital goiana. Como parte destas ações, entre setembro e outubro deste ano, a emissora estreiou “Nossa história daria um filme”, uma série de documentários que visa registrar a história de Goiânia a partir de alguns de seus bairros representativos e de seus habitantes.

A série é resultado de um Projeto do Laboratório de Produções Audiovisuais e Televisivas Integradas (Telelab), do Curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, que, em 2012, foi aprovado no edital Proex, do Ministério da Educação, cuja execução foi realizada em co-produção com a Fundação RTVE e TV UFG.

Composta por 11 documentários, cada um com cerca de uma hora de duração, a série será iniciada com um especial sobre Goiânia, seguido de episódios sobre alguns de seus grandes bairros que representam diferentes regiões da capital: Novo Mundo, Nova Esperança, Vila Nova, Setor Pedro Ludovico, Vila União e Jardim Guanabara, Centro e Campinas, que terá dois episódios.

“Nossa história daria um filme” faz o resgate da história das comunidades goianienses por meio do olhar de seus moradores, revelando tanto problemas sociais quanto o sentimento de quem tem a sua existência tocada por Goiânia. Os documentários buscam apresentar o passado, presente e expectativas do futuro para Goiânia, bem como dar visibilidade às personalidades que, mesmo sendo pouco conhecidas pelo grande público, têm profunda ligação com a trajetória da capital.

Idealizadores: Fernando Viana e Rosana Maria Ribeiro Borges;
Coordenadora do projeto UFG/MEC: Profª Rosana Maria Ribeiro Borges