O Bem Amado (Série)

1980

O Bem Amado

Média geral 4.3
baseado em 50 votos
Sua avaliação:
salvando

"O Bem-Amado" é uma série de televisão brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 1980 e 1984, originada da telenovela homônima exibida em 1973. Escrita por Dias Gomes e dirigida por Régis Cardoso e Jardel Mello.

A pequena cidade de Sucupira, na Bahia, é administrada pelo prefeito Odorico Paraguaçu, um político corrupto e ardiloso que se utiliza de artimanhas para conseguir tudo o que deseja. Quando não consegue, manobra a situação de forma que ele sempre se saia bem. O prefeito, que havia morrido no fim da telenovela, ressuscita no primeiro episódio. A explicação dada é a de uma catalepsia.

Auxiliado pelo seu secretário Dirceu Borboleta e suas correligionárias, as irmãs Cajazeiras, avessas, pelo menos em público, a imoralidades; Odorico enfrenta seus adversários políticos: Lulu Gouveia e sua esposa, bem como os jornalistas Neco Pedreira e Tuca Medrado, e, o mais temível de todos, o ex-matador de aluguel que um dia pensou tê-lo morto, o famigerado Zeca Diabo.

A série "O Bem Amado" foi um dos grandes sucessos da tevê brasileira no início da década de 1980. Oriunda da telenovela de mesmo nome de 1973, a primeira a cores a ser exibida no Brasil, conseguiu índices de audiência tão expressivos, que era inevitável que o programa tivesse um retorno às telas. Como o próprio autor afirma a série não era uma continuação da telenovela, embora os personagens e grande parte dos cenários fossem os mesmos. A série escrita por Dias Gomes, estreou no dia 22 de abril de 1980.Foram produzidos 220 episódios, exibidos ao longo de cinco temporadas. Nas quatro primeiras, a série ia ao ar semanalmente; no último ano, os episódios eram mensais.

Uma das marcas de maior destaque do seriado – bem como na novela – era a tipologia popular. O autor concentrou, numa fictícia cidade do interior, figuras representativas de tendências, comportamentos e características comuns a modos de vida presentes em todo o país.

"O Bem Amado" sofreu vários cortes da censura. Um dos casos de maior repercussão ocorreu em 1982, quando a Divisão de Censura da Policia Federal cortou a seguinte frase de Odorico Paraguaçu: “não tivesse eu jurado fazer de Sucupira uma democracia, mandava botar todos eles num pacote e jogar no mar”.

Eventualmente, os cenários do seriado mudavam quando Odorico Paraguaçu viajava para outras regiões brasileiras , sempre em nome de sua intensa atividade política.

Como o primeiro ou o último episódio do ano era gravado no exterior, as cidades de Washington, Paris, Roma e Lisboa serviram de locação. Antológico o episódio "I Love Sucupira", em que Odorico decide mudar a sede da ONU para Sucupira. Para tanto, convoca as Cajazeiras, Zeca Diabo e Dirceu Borboleta para ir aos Estados Unidos dar a sugestão à organização.

Estreia Brasil:
22 de Abril de 1980
Outras datas

Elenco de O Bem Amado (Série)

Mais
Denunciar algo errado
Trailers
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: