3. > O Carrasco

O Carrasco

2010

Título The Hangman (Original)
Ano produção 2010
2010 ( Brasil )

Shalom Nagar, um abatedor de animais segundo o ritual religioso judaico e filósofo das ruas que acredita em caridade, foi o carrasco de Adolf Eichmann, o responsável pela deportação em massa de judeus para os campos de concentração nazistas. Sua vida resume à história de Israel sob a perspectiva do “outro” – o guarda de prisão sefardita marginalizado que foi obrigado a fazer o trabalho sujo de enforcar o arqui-inimigo, carregando assim um fardo nacional que deu forma dramática à sua vida.

Seu trabalho como abatedor num matadouro, juntamente com memórias de seu passado, criam um perfil complexo, um personagem do tipo de Forest Gump, que, embora se encontre repetidamente no vértice de acontecimentos históricos, permanece simples e humano e que, apesar de suas tragédias pessoais, conserva sua fé e seu humor. A voz de Shalom, até então desconhecida, vinda de acontecimentos históricos de Israel, revela novos insights devido à sua perspectiva única. Seu ponto de vista claro e alternativo, à margem da sociedade, traz uma mensagem universal profundamente humanística.