O cerco de Siracusa

1960

L'assedio di Siracusa

No tempos da Segunda Guerra Púnica, quando Anibal passeava pela Itália, humilhando os orgulhosos romanos, a cidade helênica de Siracusa (Sicília), que lutara ao lado de Roma na Primeira Guerra, rompeu a aliança, aderindo a Cartago. Por conta disso, uma frota romana, comandada por Marcelo, assediou a cidade durante 3 anos, conseguindo tomá-la, apesar das armas mirabolantes concebidas pelo gênio de Arquimedes. Quando a cidade caiu, o sábio foi morto por um estúpido legionário, que não o reconheceu.
Sobre esse pano de fundo histórico, o diretor e roteirista, Pietro Francisci, permitiu-se criar uma ficção romântica, cujo eixo central é a paixão de Arquimedes pela bailarina Artemis. Drogada e raptada, ela perde a memória e é levada para Roma, onde Marcelo a toma como esposa, apesar dela esperar um filho de Arquimedes.
Anos depois, quando Arquimedes (que se casara com Clio, uma das filhas do rei Hierão) visita Roma, como embaixador de Siracusa, os amantes se reencontram e Artemis recupera a memória perdida. O casal quer voltar junto para a Sicília, porém Marcelo se opõe.
Afinal, estoura a guerra, e é Marcelo quem comanda a frota romana que assedia Siracusa, enfrentando as armas que o sábio matemático concebe para defender a cidade. E quando o romano morre, durante o cerco, seu lugar é ocupado por seu filho adotivo, que é, na verdade, filho de Arquimedes.

1960