O Coronel e o Lobisomem

1982

O Coronel e o Lobisomem

O Coronel e o Lobisomem foi uma telenovela brasileira exibida pela TV Cultura entre 29 de março e 7 de maio de 1982, às 22h. Baseada no romance homônimo de José Cândido de Carvalho, foi escrita por Chico de Assis e dirigida por Arlindo Pereira. A trama teve 30 capítulos.

O Coronel Ponciano de Azeredo Furtado é uma espécie de herói picaresco da cidade de Sobradinho, contador de suas façanhas e esforço em lutar contra as mais variadas formas de injustiça: contra o valente do circo, contra o cobrador de impostos, contra o tipo agiota. Espécie de cavaleiro andante das causas perdidas, solteirão rico, é cobiçado pelas mães ansiosas pelo casamento de suas filhas.

Apesar de fraco no entendimento de coisas econômicas e administrativas, é um forte na arte de desencantar assombrações e cair na artimanha de mulheres casadas. E foi caindo no canto da “sereia” Esmeraldina que o coronel topou com o lobisomem. Com Pernambuco Nogueira, o suposto lobisomem, marido de sua prima Esmeraldina, Ponciano compõe um triângulo amoroso que termina em tragédia.

29 de Março de 1982