3. > O Desafio de Jean de La Fontaine

Título Jean de La Fontaine - Le défi (Original)
Ano produção
30 de Abril de 2010 ( Brasil )

Paris ecoa de mil ruídos nesta manhã de 5 de setembro do 1661: Fouquet (Nicky Naude), poderoso conselheiro do rei, foi preso por ordem de Colbert (Philippe Torreton). O jovem Louis XIV (Jocelyn Quivrin) torna-se o único chefe. Enquanto outros artistas, negando seus mecenas, correm para servir o rei todo poderoso, um homem levanta a voz para apoiar o superintendente que foi demitido: é o poeta Jean de La Fontaine (Lorànt Deutsch). Colbert jura, então, fazer calar o rebelde, único artista do reino que ousa colocar sua arte acima do rei. Mas La Fontaine, mesmo na miséria, não desistirá de suas convicções. Sem dinheiro, ele resiste, brinca, observa, escreve as Fábulas, panfletos assassinos contra o regime despótico. Uma fábula moderna sobre a liberdade de expressão e os laços entre arte e poder.