O Gritador

2007

O Gritador

"O Gritador" conta a história de três jovens que se perdem ao acampar nos Aparados da Serra, RS, entrando em contato com o Gritador, uma lendária assombração da região.

Este curta foi produzido pela Grande Angular Produções, em associação com TV Unisinos e em parceria com empresas e entidades do Vale do Sinos e dos Campos de Cima da Serra. Por não contar com recursos de leis de incentivo, a realização demorou 2 anos e 8 meses da pré-produção à finalização.

As externas foram rodadas em São José dos Ausentes, no ponto mais alto do RS. Mais de 3 mil km foram percorridos até se encontrar as locações ideais. Já as cenas da lenda foram todas captadas em estúdio, contra um fundo azul, para posterior inserção de desenhos feitos à mão e computação gráfica.

Oito músicos se envolveram na trilha sonora original -- incluindo o gaiteiro Renato Borghetti e o percussionista Fernando do Ó. A composição junta música folclórica gaúcha com instrumentos tradicionais.

A lenda do Gritador é parte da cultura do estado, mas é pouco conhecida fora de sua região. Por isso, a Grande Angular também produziu, simultaneamente, um documentário, "Nos Campos do Gritador".

2007