O Guardião das Borboletas

2024

El Guardián de las Monarcas

• The Guardian of the Monarchs - Estados Unidos da América

O Guardião das Borboletas é um documentário do diretor Emiliano Ruprah de Fina e vai explorar a vida do protetor das borboleta monarca, Homero Cómez, e o enorme impacto que a sua morte teve na conservação ambiental. Homero Gómez González era um ativista mexicano que chamou a atenção de todos por mostrar sua incansável defesa para com as borboletas monarca, uma espécie ameaçada de extinção nas florestas de Michoacán, o maior ambiente desses animais, bem como a rede de interesses privados e criminosos que ameaçavam a sua luta. Homero defendeu essa espécie de todas as maneiras que conseguia, até que desapareceu de forma misteriosa e a notícia da sua morte ser circulada. O longa reúne depoimentos de quem o conheceu em vida, além de pessoas que estiveram envolvidas na investigação do seu caso, que permanece sem esclarecimento, e a inconformidade da sua família e comunidade que continuam a se perguntar o que, de fato, Homero passou.

9 de Maio de 2024

Elenco de O Guardião das Borboletas