O Jogador de Xadrez

1927

Le Joueur d'Échecs

Este filme mudo une elementos da história real do autômato denominado “O Turco” (máquina de jogar xadrez supostamente provida de inteligência artificial, construída na segunda metade do século XVIII) com um conto de aventura ambientado após a primeira partilha da Polônia em 1772. O Barão Von Kempelen (Charles Dullin) é o nobre que constrói o autômato e ajuda o jovem nacionalista polonês Boleslas Vorowski (Pierre Blanchar), também experiente enxadrista, a fugir dos ocupantes russos, ao escondê-lo dentro do Turco, baseado no modelo real de Kempelen. Quando estão quase escapando pela fronteira, o barão é intimado a ir até São Petersburgo para apresentar o Turco à imperatriz Catarina II da Rússia. Numa imitação do incidente com Napoleão, Catarina também tenta trapacear o Turco, que derruba todas as peças do tabuleiro em resposta.

20 de Julho de 1927