3. > O Mais Belo Dia das Nossas Vidas

Título Il Più bel Giorno della Mia Vita (Original)
Ano produção 2002
2002 ( Mundial )

Irene (Virna Lisi) vive numa vila antiga e sua maior tristeza é não ter conseguido transmitir aos três filhos a ligação afetiva à casa e ao conceito de família em que foi educada. Sara (Margherita Buy), a filha mais velha, vive em absoluta reclusão depois da morte do marido. Rita (Sandra Ceccarelli), a segunda, é aparentemente mais feliz, tendo um marido com quem casou por amor e duas filhas. Mas a fachada esconde sua insatisfação sexual com o esposo. Finalmente, Cláudio (Luigi Lo Cascio), o mais jovem, é um advogado cheio de dilemas com sua sexualidade. Mas o ambiente de insatisfação na família de Irene será sacudido por dois homens: Sandro (Ricky Tognazzi), que vai transformar a vida insossa de Sara, e Luca (Marco Quaglia), que vai induzir Claudio a fazer sua escolha e declarar a própria homossexualidade.