O Mundo Perdido

1959

Il Mondo Perduto

O cuidado e o respeito com que Vittorio De Seta registra os habitantes e os trabalhadores da Itália em suas dez pequenas obras-primas sobre o sul do país (Calabria, Sicília e Sardenha), entre 1954 e 1959, só é comparável ao respeito que esses mesmos habitantes e trabalhadores dedicam às forças da natureza, sejam elas dádivas (a agricultura, o mar, os animais) ou ameaças (as tempestades, as entranhas da terra ou a erupção de um vulcão). No entanto, dádivas e ameaças aqui não são necessariamente coisas distintas (lados diferentes de uma mesma moeda), mas extensões naturais de uma mesma relação, prática e espiritual, que o homem soube um dia cultivar com a riqueza e o mistério do mundo que o cerca. Nesses dez documentários, De Seta aproxima-se desse "mundo perdido" com uma simplicidade e uma sabedoria, elas também, cada vez mais distantes de nosso cinema.

1959

Elenco de O Mundo Perdido