O pecado de Jesus

1961

The Sin of Jesus

Fábula bíblica baseada no conto de Isaac Babel, este média-metragem acompanha uma mulher grávida que passa seus dias trabalhando numa máquina de separação de ovos em uma granja. Como a música do compositor de vanguarda Morton Feldman, que modula o filme, ela vive inebriada na monotonia da existência humana, contando os dias assim como faz com os ovos em seu trabalho. Até que um dia, Jesus Cristo aparece para ela no celeiro, prometendo-lhe um anjo que transformará sua solidão em felicidade. Ao contrário da espontaneidade, do espírito vibrante dos encontros e da proposta de improvisação de Pull My Daisy, em O pecado de Jesus percebe-se maior controle formal da imagem, abordando poeticamente a secularização da promessa de salvação cristã, a solidão da existência e o desconforto causado por ela nas relações humanas.

1961