3. > O Processo de Verona

Título Il processo di Verona (Original)
Ano produção 1963
1963 ( Mundial )

Filme italiano de drama histórico dirigido por Carlo Lizzani . O filme conta as fases finais do regime fascista italiano , em particular o caso do 1944, o julgamento Verona , em que Galeazzo Ciano , Emilio De Bono e outros oficiais fascistas eminentes foram condenados à morte e executados quase que imediatamente. É também a história comovente de Edda Ciano, filha do ditador italiano Benito Mussolini, que foi incapaz de evitar o assassinato atroz do marido por fanáticos do pai dela. Silvana Mangano ((filha de Mussolini e a esposa de Ciano) ganhou os principais prêmios do cinema italiano, o David di Donatello de Melhor Atriz, o Golden Goblets, Italy e o Italian National Syndicate of Film Journalists de Melhor Atriz do Ano.