2. > TV
  3. > O Rouxinol da Galileia

Título O Rouxinol da Galiléia (Original)
Ano produção 1968
1 de Abril de 1968 ( Brasil )
Duração
Classificação L - Livre para todos os públicos

Dois meses depois da morte de Cristo, na Judeia. Miriam, uma judia cristã, ao ver o sofrimento de Jesus na cruz, ficara surda e muda. O profeta Simeão recebe a mensagem de que ela só voltará a falar e ouvir quando forem quebrados três vasos especiais. Mas ninguém sabe quais são.
Apesar de se autopromover a primeira novela bíblica da TV, ela foi apenas inspirada em personagens e na época dos eventos bíblicos. Portanto não é de fato uma novela bíblica, pois não adapta uma história do livro.
Foi a terceira das quatro telenovelas que compunham o projeto As Quatro Estações do Amor, uma estratégia de marketing lançada por J. Silvestre ao assumir a superintendência da TV Tupi. O propósito maior era levar novelas leves, românticas, sem os dramalhões piegas e superados, em uma nova faixa de horário, ainda inexplorada pelas novelas. Todas as tramas tinham o amor como ponto comum, visto sob ângulos diferentes. "O Rouxinol da Galileia" foi a novela que teve mais repercussão entre as apresentadas nas Quatro Estações do Amor.