2. > Curtas Metragens
  3. > O Senhor da Floresta

Título O Senhor da Floresta (Original)
Ano produção 2003
2003 ( Mundial )

O documentário "O Senhor da Floresta", dirigido pelo jornalista Mivan Gedeon, que ganhou o troféu de Melhor Vídeo Maranhense Pelo Júri Técnico do 30° Festival Guarnicê de Cinema e Vídeo, em São Luís – MA.

Filmado em DVCAM, o vídeo tem 19 minutos de duração. A fita traz depoimentos dos parentes do Mestre Irineu, entre eles do seu sobrinho Daniel Serra, que conviveu com ele durante 15 anos, e dos seus primos e filhos de Paulo Serra (tio e pai adotivo de Irineu), Rita Serra e José Barnabé (já falecido).

Este último o acompanhou de São Vicente de Ferrér até São Luís quando Irineu retornou para o Rio Branco - Acre (em 1958), levando consigo três sobrinhos, entre eles Daniel Serra.

As primeiras filmagens do vídeo foram realizadas em 2003, em São Vicente Férrer, cidade onde nasceu Irineu. Em 2005, o jornalista foi até o Rio Branco (AC) e só concluiu o vídeo em 2007. O lutador de luta livre, Rei Zulu, foi convidado para interpretar o personagem principal do vídeo documentário, pelo fato de sua aparência física ser semelhante ao do Mestre Irineu. Para a sua estréia como ator, o lutador teve a ajuda do renomado diretor teatral Urias de Oliveira.