O sonho de Rarebit Fiend

1906

Dreams of a Rarebit Fiend

Antes de se tornar um dos primeiros animadores da história do cinema, Winsor McCay foi um dos pioneiros da "arte sequencial", vulgo quadrinhos. Seus quadrinhos eram publicados com sucesso nos jornais americanos no começo do século passado. Em 1904 McCay criou a tirinha Dreams of a Rarebit Fiend para o jornal Evening Telegram com o pseudônimo Silas. A tirinha, quase surrealista com lições de moral, mostrava uma série de sonhos e pesadelos da personagem Rarebit Fiend (variando conforme a história, mas com o mesmo nome), e sua paixão por comida e excessos. Em 1906 Edwin S. Porter, que trabalhava para companhia de Thomas Edison, viu o sucesso dos quadrinhos e aproveitou para fazer um filme com o mesmo nome Dream of a Rarebit Fiend. O filme faz uso de alguns efeitos genais para a época, como dupla exposição, e segue a mesma temática das tirinhas originais: comida, excessos e pesadelos.

1906

Elenco de O sonho de Rarebit Fiend