3. > O Tempo Não Existe no Lugar em que Estamos

Título O Tempo Não Existe no Lugar em que Estamos (Original)
Ano produção 2015
2011 ( Brasil )
Duração

O Tempo Não Existe…, se beneficia enormemente da atuação do ator/intelectual André Gatti, é um filme a ser pensado pelas questões que evoca, ou que sugere, tanto quanto pelo que traz de singular ao debate de certa filmografia “irrelevante” no cinema brasileiro dos últimos anos.

As questões suscitadas são de níveis diversos, com camadas que se sobrepõem e se interpõem num jogo constante em que destaco duas matrizes principais: o sentido escorregadio e traiçoeiro da ideia de tempo na imagem fotográfica; o sentido impreciso entre real, ficcional, falseamento e verdade num mundo em transição, onde o significado das coisas parece ao mesmo “tempo” tangível e intangível.

Gatti/Aldo, fotógrafo, professor universitário, perdeu o emprego, lida com questões domésticas – a filha grávida e separada que volta à casa do pai, um casamento terno, mas conveniente… – e com um passado retido em imagens fotográficas que conflitam com o mundo presente. A narrativa exibe esse personagem em dois contextos: por meio de uma entrevista em que ele fala de sua vida, de suas realizações, frustrações e impasses; e por meio de encenações que exibem seu estado de ânimo, suas relações familiares, seus fetiches e objetos de trabalho.