O Tronco do Ipê

1982

O Tronco do Ipê

Tendo como cenário a Fazenda Nossa Senhora do Boqueirão, na zona da mata fluminense, um velho tronco de ipê, outrora frondoso, representa a decadência do local. Mário, o protagonista, descobre que o pai de sua amada Alice foi, na verdade, o assassino do seu próprio pai. Desesperado por não poder mais se casar com seu grande amor, Mário tenta o suicídio. Porém o negro Benedito, espécie de feiticeiro que mora numa cabana aos arredores da fazenda, guarda o segredo de família: Joaquim não matara o pai de Mário. Joaquim fora tragado pelas águas do Boqueirão e agora jazia enterrado junto ao tronco do ipê. Mário reconcilia-se com a vida e, afinal, casa-se com Alice.
O Tronco do Ipê foi uma telenovela brasileira exibida com sucesso pela TV Cultura em 1982.

1982