3. > Ordens

Ordens

1974

Título Les Ordres (Original)
Ano produção 1974
27 de Setembro de 1974 ( Mundial )

Em outubro de 1970, após o sequestro do Ministro do Trabalho do Quebec, Pierre Laporte, e do diplomata britânico James Cross pelo grupo separatista Front de Libération du Québec (FLQ), o Primeiro-ministro Pierre Trudeau proclama a chamada Lei de Medidas de Guerra, que suspendeu todos os direitos civis e procedimentos legais, e deu ao governo poderes ilimitados. Do dia pra noite, Montreal foi cercada pelo exército canadense e mais de 450 pessoas foram presas sem qualquer acusação.
Baseado em entrevistas com vítimas reais dessas prisões, Ordens recria a história de personagens que foram retirados de sua vida cotidiana, interrogados e presos sem maiores explicações, além da resposta rotineira: "Temos ordens".
Sem saber porque estavam presos, quando seriam soltos ou o que aconteceria com seus entes, os personagens vivem em constante estado de abalo mental.
Combinando estilo ficcional com documentário, fotografia em cores e preto e branco, entrevistas e dramatizações, Michel Brault, ganhador do prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes por este trabalho, faz um retrato complexo do evento mais traumático da História do Quebec.