Os Bandeirantes

Compartilhar
Os Bandeirantes (1923)
The Covered Wagon
Média do filme: 3.6 de 5 — baseado em 17 votos
MÉDIAFILMOW
3.6
17 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando
Dirigido por James Cruze
Duração 98 min (1h38)
Classificação indicativa de Os Bandeirantes: L - Livre para todos os públicos

Dirigido por

Duração

98 minutos Classificação indicativa de Os Bandeirantes: L - Livre para todos os públicos
Carregando Publicidade...

Sinopse

Nesta aventura, considerada o primeiro Western épico, um grupo de pioneiros viaja do kansas para o Oregon através do oeste selvagem. Em sua busca eles enfrentam o calor do deserto, montanhas de neve, fome, além dos inevitáveis ataques indígenas. O filme foi o mais popular de 1923 nos Estados Unidos e no Canadá. Uma grande produção da Paramount para o seu tempo, com um orcamento estimado em 782 mil dólares. O primeiro épico americano não dirigido por David Wark Griffith.

Elenco

Fotos e Trailers

Trailers (1)
Filmow+
Ticket de Prata

Sem anúncios

Comprar
Filmow+
Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

A Bola Preta | Trailer Legendado

A Bola Preta

Comentários 0
amigos querem ver
vinnybritto1
Vinny Britto
½
2 meses atrás

Um filme simples, mas além de seu tempo, mostrando características que viriam a ser marca registrada do gênero.

08-07-2026

mundovhs
Garoto da Soleira
2 meses atrás

Título alternativo: A Caravana Gloriosa

"Os Bandeirantes" que também poderia chamar-se "Os Pioneiros" retrata, já na década de 1920, a saga dos colonizadores do Oeste Americano que vindo do Leste através de caravanas, tinham por objetivo recomeçar suas vidas em novas terras. Este mote deu origem a muitos outros filmes, posteriormente.

velho_cinefilo
Senhor Ivan
3 anos atrás

Bem estruturado e traz sequências incríveis para a época.Um dos ótimos western daquela década.

>Assistido em 22 de Agosto de 2023

vitorazevedo
Vítor
5 anos atrás

Como escreveu Rieupeyrout, é uma nova união dos westerns militares com os westerns da vida civil. Pra dizer de outro modo, acrescentaria que é aquele The Massacre, do Griffith, com seu prazer de juntar inúmeros figurantes numa profusão imagética explícita, assimilado à simplicidade dos filmes de W.S. Hart, o "homem comum" e os símbolos românticos que o circundam. Isso é, toda uma consciência mítica, que me surpreendeu bastante — desde o Abe Lincoln como aliado do herói até o " I don't like it, but if you want to go back a hundred years(...)" antes do vilão ser poupado —, somada à miríade de paisagens colossais.

E, basicamente, sua maior força e importância está nesse gigantismo pictórico. Utilizar de toda sua capacidade orçamentária monstruosa para densificar a materialidade da paisagem, o que consequentemente atinge finalidade última numa evocação máxima da reconstituição mítica civilizatória.

Um filme que tem sua grande influência estampada em qualquer um de seus frames, de tal modo que The Big Trail — definitivamente um dos melhores westerns que já vi — soa como um remake. Mas, apesar de todo seu pioneirismo, ao contrário de um Hell's Hinges, que possui suas melhores características na particularidade dos semblantes silenciosos, ele me parece um tipo de filme que acumula em si a defasagem do "ser realista" típica do cinema mudo — o que, talvez, já pudesse ser atestado nessa sua má tentativa de “tocar” Oh Susanna, logo ao início. Uma impossibilidade de tornar o caleidoscópio de paisagens titânicas num fluxo (o que o Walsh concretizaria muito bem no filme citado), culminando em eventos esparsos/capitulares. Infelizmente, todo um continuum essencial da epopeia (é tudo sobre o tour de force de uma mesma viagem, afinal) é dissolvido, só conseguindo ser manifestado de maneira bem ilustrativa pela muleta dos intertítulos.

Carregando Publicidade...
½
1
2
3
4
5

Listas com o filme

Ver todas as listas (20)
Além do Horizonte Azul O Escudo Romano A Lei do Mais Forte Rodolfo Valentino As Aventuras de um Espadachim
"Filmes Raros ou Esquecidos"
por filmow
Luzes da Cidade Lírio Partido A Roda Metrópolis Aurora
Cinema Mudo
por vdegobbi

Elenco de Os Bandeirantes

Mostrar mais (9)
Alan Hale (I) 1 6

Alan Hale (I)

(Sam Woodhull)
Charles Ogle 0 2

Charles Ogle

(Jesse Wingate)
Ernest Torrence 0 3

Ernest Torrence

(William Jackson)
Ethel Wales 0 2

Ethel Wales

(Mrs. Wingate)
Guy Oliver 0 0

Guy Oliver

(Kit Carson)
Johnny Fox (I) 0 1

Johnny Fox (I)

(Jed Wingate)

Se você gostou deste filme, confira também estes aqui: