Título | The Thoughts That Once We Had (Original) |
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Ano produção | 2015 |
Dirigido por | Thom Andersen |
Estreia |
2015
(
Mundial
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Países de Origem |
Inspirado nas aulas que ministrava na CalArts sobre a relação do filósofo francês Gilles Deleuze (1925-1995) com o cinema, Andersen conta “uma história pessoal do cinema” −̶ como diz o próprio intertítulo de abertura − a partir de filmes que Deleuze aborda nos livros A imagem-movimento e A imagem-tempo, e de outros filmes que ilustram os conceitos neles descritos. O longa-metragem mais recente de Andersen é conduzido por intertextos que aparecem entre cenas dos filmes, compostos por três vozes distintas: citações dos livros de Deleuze, citações de outros artistas e teóricos, como Walter Benjamin e Jack Smith, e comentários do próprio cineasta. O filme começa com a descoberta da dramaticidade da expressão facial por D.W. Griffith, caracterizada por Deleuze como a “imagem-afecção”, conceito que Andersen estende para incluir os cineastas Jean-Luc Godard, John Cassavetes e Pedro Costa, e suas respectivas musas Anna Karina, Gena Rowlands e Vanda Du
arte. E segue mostrando ciclos de destruição e restauração que espelham a história recente da humanidade.