Os últimos marranos

1990

Les Derniers Marranes

Em 1497, cinco anos após a expulsão dos judeus da Espanha, os 200 000 judeus residentes em Portugal foram convertidos à força ao catolicismo. Porém, atrás de um catolicismo de fachada, a maioria desses convertidos continuaram a praticar o judaísmo. A inquisição portuguesa os perseguiu sem misericórdia. Durante cinco séculos, esses "marranos" ("porcos", em espanhol), como os chamam os cristãos, perpetuaram seus ritos atrás das portas e das janelas fechadas, na completa clandestinidade. Um judaísmo reduzido ao essencial, transmitido oralmente pelas mulheres. O segredo estava tão bem guardado que se acreditava que eles estavam todos desaparecido. Contudo, em 1988, Frédéric Brenner e Stan Neumann conseguiram encontrar alguns marranos na pequena aldeia de Belmonte, no nordeste de Portugal, onde, a despeito de seus hábitos centenários de clandestinidade, aceitaram participar das filmagens.

1990

Elenco de Os últimos marranos