Pão e Liberdade

2009

Pane e Liberta

Dirigido por:
Média geral 3.2
baseado em 3 votos
Sua avaliação:
salvando
200 minutos

Um dos mais importantes sindicalistas italianos, Giuseppe Di Vittorio é tema da minissérie inédita Pão e Liberdade. Exibida em duas partes, a produção é dirigida por Alberto Negrin e estrelada pelo ator italiano Pierfrancesco Favino, repetindo a parceria de Bartali – O Homem de Ferro (Gino Bartali - L'intramontabile, 2006), também exibida pelo canal.

Sindicalista revolucionário, Giuseppe Di Vittorio (1892-1957) dedicou a maior parte de sua vida às causas dos trabalhadores, atuando no maior sindicato do seu país, a Confederação Geral Italiana do Trabalho. A minissérie aborda sua trajetória, desde quando foi obrigado a largar a escola aos oito anos em função da morte do pai, passando pelos episódios marcantes da primeira greve dos trabalhadores no país, sua candidatura como Deputado do Partido Socialista Italiano, a fuga para o exílio em Moscou e Paris após ser condenado a 12 anos de prisão pela Corte Especial, até sua detenção e morte.

Seu engajamento com a política e o sindicalismo começou quando ainda era jovem, sendo influenciado pelo crescimento das organizações camponesas e pela disseminação das ideias socialistas na Itália. Atuando em organizações como o Clube Jovem Socialista de Cerignola e a Câmara do Trabalho de Minervino Murge, compreendeu que a união dos trabalhadores era crucial para obter uma melhor remuneração e uma vida mais digna.

Trabalhador pobre e autodidata, Di Vittorio se juntou à União Sindical Italiana, tornando-se membro do seu Comitê Central. Logo após ser eleito deputado de forma independente da lista do Partido Socialista Italiano, ele aderiu ao Partido Comunista da Itália em 1922, recém-fundado. Quando a liberdade sindical no país foi colocada à prova pelo fascismo, Di Vittorio foi condenado a 12 anos de prisão pelo Tribunal Especial.

Refugiado na França, o sindicalista declarou luta ao fascismo, combatendo inclusive nas Brigadas Internacionais durante a Guerra Civil Espanhola. Preso pela Gestapo, polícia secreta nazista, em 1941, só retornou à França após a queda de Mussolini, em 1943. Responsável pelo ato que reconstituiu a Confederação Geral Italiana do Trabalho, Di Vittorio passou a ocupar o cargo de Secretário Geral do sindicato. Depois de realizar várias conquistas para os trabalhadores, morreu em 1957, em Lecco, na Itália.

Estreia Brasil:
2009
Outras datas

Elenco de Pão e Liberdade

Mais
Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: